A diversidade de tintas em um mercado exigente

A diversidade de tintas em um mercado exigente

A diversidade de tintas em um mercado exigente

Com o avanço da tecnologia atualmente, diversas marcas desenvolveram produtos de diferentes qualidades e funções, principalmente, como podemos ver por exemplo, no setor de celular existem formas, cores, tipos de software, modelos e tamanhos. Mas, como os celulares estão muito presentes na nossa rotina, essa se torna uma informação quase inútil.

Existem outros milhares de setores, quase todos, que também estão há todo momento desenvolvendo novos produtos para atender o mercado. O setor de insumos de impressão é um deles. Produtos diversos são atualizados e criados com características únicas que os tornam diferentes e usuais para situações distintas. O caso das tintas é um bom retrato desse cenário.

Atualmente, existem 3 tipos de tintas com funções distintas, que são mais utilizadas em impressoras de pequeno formato e impressoras de mesa, são elas: tinta corante, pigmentada e sublimática. A tinta corante, que diferente da pigmentada, não tem a durabilidade como um ponto forte, não contém proteção UV e proteção contra água, ou seja, desbotam mais facilmente.

Entretanto, em quesitos de acabamentos uniformes e alto brilho, ela desempenha muito bem seu papel. É utilizada para impressão convencional em papel comum ou fotográfico. Tecnicamente “são moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira”.

Já a tinta pigmentada, possui maior durabilidade nas impressões, são resistentes à luz e à água. Pesquisas comprovaram que se o papel for de alta qualidade e as condições de armazenamento forem propícias, essas impressões podem durar até 200 anos. Ela não possui tanto brilho na impressão, mas além da maior durabilidade, apresenta também maior fixação. Tecnicamente “são partículas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem em uma suspensão estabilizada e quase homogênea”.

Tinta Sublimática

Por fim, a tinta sublimática, ótima para a área de estamparia de produtos, é especial e não pode ser usada para impressão em papel fotográfico ou em documentos, apenas em papel transfer sublimático. Tecnicamente “são corantes dispersos em solução que tem a propriedade de passar do estado sólido para gasoso quando submetidos a altas temperaturas no momento da transferência.

As estampas são transferidas de um papel previamente impresso e os gases penetram nas vibras do tecido sintético (100 % poliéster) que são tingidos permanentemente”. Dentre suas características essa tinta não possui uma cor muito vibrante, no entanto é uma tinta que se diferencia das demais por possuir diversas possibilidades de uso.

As condições que trazem estabilidade, qualidade e durabilidade para que que não comprometa a vida útil dos equipamentos é o que se deve levar em consideração na hora de escolha dos insumos. A tecnologia das novas impressoras e os novos métodos de impressão exigem que as indústrias desse setor se atualizem juntamente com o mercado para que assim, consequentemente, possam atender e fidelizar seus clientes.

Fonte: Diamond Brasil

    Fale conosco via Whatsapp

    Preencha todos os campos para que possamos registrar sua demanda. Ao enviar, você será direcionado ao atendimento via Whatsapp.